Psicólogos Brasileiros Online

Psicólogos oferecem atendimento voluntário emergencial a brasileiros que estão no exterior durante a epidemia.

por Psicóloga Ana Lúcia Gonçalves Nacional

Um grupo de profissionais da saúde mental chamado “Psicólogos Brasileiros Online” está atendendo de forma voluntária àqueles brasileiros que estão no exterior e que necessitam de atendimento psicológico devido a problemas decorrentes da epidemia de coronavírus. Familiares também podem ser atendidos.

Após contato inicial via mensagem e a concordância com os termos de atendimento, o paciente é direcionado a um psicólogo cadastrado para o agendamento de uma consulta por chamada de vídeo pela internet. Os atendimentos são breves e pontuais e a necessidade de acompanhamento por um período mais longo ou do encaminhamento para a psiquiatria é decidida caso a caso. Segundo a psicóloga Ana Lúcia Gonçalves, idealizadora do projeto, a proposta inicial é de um atendimento único, mas que pode ser estendido a até três consultas psicológicas ou ao encaminhamento a uma consulta psiquiátrica. Segundo ela, a proposta é atender brasileiros que estão fora do país e que tenham desenvolvido ou acentuado problemas emocionais por conta da pandemia, sendo os quadros ansiosos, crises de pânico e medos em geral os mais comuns.

Com o alastramento mundial da Covid-19, muitos turistas ou expatriados viram-se sem condições de retorno ao Brasil, seja por cancelamento de voos ou por fechamento de fronteiras. No caso de residentes no exterior, muitos não podem vir ao país sequer para visitar seus familiares em casos urgentes. Estas e outras situações, como o medo do contágio e dificuldades financeiras, por exemplo, têm causado um aumento crescente nos casos de transtornos mentais e emocionais, seja pelo agravamento de condições prévias ou pelo surgimento de novas doenças.

Nessas condições, o atendimento psicológico online tem a vantagem de evitar a necessidade de deslocamento, podendo ser realizado sem sair de casa, e seguem as normas do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O projeto já conta com mais de 80 profissionais e já atendeu cerca de 80 brasileiros em 47 cidades de 26 países.

As interações entre psicólogos e pacientes por chamadas de vídeo são autorizadas e regulamentadas pelo CFP e pela Portaria n. 16, de março de 2020. Todas as informações são tratadas com sigilo e segurança, respeitando-se o Código de Ética da área. Além dos cuidados do profissional com a segurança e a privacidade das informações, é necessário também que o paciente preferencialmente utilize seu próprio equipamento em uma conexão privada e confiável.

É importante ressaltar que pessoas em risco, com pensamentos suicidas ou outros casos graves devem procurar o hospital mais próximo ou outros serviços de emergência locais. Menores de idade somente são atendidos mediante expressa autorização dos pais ou responsáveis.

O cadastro é feito via WhatsApp pelo número +55 14 99905-5900. O projeto, cuja divulgação é apoiada pelo Itamaraty, Embaixadas e Consulados brasileiros ao redor do mundo, continua enquanto durar a pandemia.

Para jornalistas: Para maiores informações, entre em contato com a psicóloga Ana Lúcia Gonçalves (CRP 06/47343): +55 14 99905-5900 ou analugon@uol.com.br

Gostaria de Indicar uma campanha?

Ajude o nosso projeto!

Todo tipo de ajuda é bem-vinda :)

Caso queira apoiar o projeto de alguma forma, clique no botão abaixo para preencher o formulário ou entre em contato através do nosso perfil no instagram@pandemiasolidariaoficial

Todos os direitos reservados.Desenvolvido com muito ❤️